é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim,
não morre
jamais
Não é o desafio com que deparamos
Que determina quem nós somos
E o que estamos nos tornando,
Mas a maneira com que respondemos ao desafio.
Somos combatentes;
Idealistas;
Mas plenamente conscientes
Porque o ter consciência
Não nos obriga a ter teoria sobre as coisas:
Só nos obriga a sermos conscientes.
Problemas a vencer,
Liberdade para provar.
E, enquanto acreditamos no nosso sonho,
Nada é por acaso!
Henfil
A nossa comunidade escolar é composta por 100 profissionais da educação, aproximadamente 1000 alunos e mais de 2.000 pais. Ao iniciarmos o multicurso tínhamos um grande DESAFIO. Como levar as propostas deste programa a nossa comunidade escolar, de maneira que a participação e o empenho fossem satisfatórios?
Durante os meses em que realizamos o multicurso uma coisa ficou bem clara.
Quando fomos chamados a debater, a interagir, aprender de forma colaborativa, a mediar, a trocar saberes, a construir nosso conhecimento seja através da logística e do gerenciamento dos grupos da escola ou no ambiente virtual. Tudo passou a ser familiar, pois ao longo dos quase 50 anos de história essa é a política educacional que adotamos.
O multicurso veio reforçar esta política, ao possibilitar que socializássemos os nossos projetos, os nossos desejos, as nossas conquistas, as nossas dúvidas, a nossa experiência e a nossa visão de educação com outras escolas e em especial com a comunidade de Simões Filho. “Tudo isto, é fundamental como dizia Paulo Freire para diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a nossa fala seja a nossa prática.”
Em nome da Comunidade Escolar da Escola Municipal Pio XI, desejamos que em 2009, possamos estreitar nossos laços de amizade e a nossa busca pela educação de qualidade, afinal de contas nada é por acaso!
Que deus abençoe a todos!
Marilia do Rio Martins
Gestora da Escola Municipal Pio XII
"Estamos finalizando o Multicurso e a mim coube a tarefa de ir até a Bahia, representar os professores de Charqueadas no Seminário final. Não foi uma tarefa fácil, pois representar um grupo é uma responsabilidade muito grande. Falar em nome de todo um grupo, o que foi para nós professores do município participar dessa experiência.Inicialmente houve uma expectativa muito grande, mas como tudo que é novo, causa certo receio nas pessoas, mas com a motivação do primeiro encontro o curso começou a fluir. Foi organizado no município um calendário e cada escola se organizou dentro dele.As reuniões aconteciam de quinze e quinze dias com duração de 2 horas cada encontro, outras de 4horas. Avaliando o curso com colegas da minha escola e de outras do município observa-se que as falas sobre as fragilidades eram muito semelhantes, como por exemplo:
* Os assuntos eram do nosso conhecimento, não havendo uma inovação.
* Falta de tempo para poder se aprofundar mais em cada assunto;
* Acumulo de tarefas;
* Desânimo de alguns colegas que acabavam contagiando o grupo;
* Dificuldade e acesso a tecnologia;
* A não participação efetiva de alguns colegas;
Em contra ponto os aspectos positivos citados foram bem relevantes.
* Reflexão do nosso oficio;
* Troca de experiências que repercutiram no nosso trabalho em sala de aula
* Interação;* Aproximação entre colegas;
* Forçou-nos a aprender e a usar mais a tecnologia
* Resgate de conhecimentos adormecidos* Produção em grupo;
* Crescimento e união do grupo;
* Renovação;* Desacomodação;
* Reconhecimento.
Algumas reivindicações para o próximo ano, caso o Multicurso tenha continuidade:
*Que seja opcional;
*Que seja por áreas de interesses;
*Que seja mais voltado para a parte didática e ao uso da tecnologia em sala de aula;
*Quem sabe fazer uma parceria com alguma universidade e o curso tenha validade de uma pós-graduação ou quem sabe um mestrado.
O Multicurso possibilitou um olhar mais aprofundado do nosso fazer pedagógico. Ao se valer da inserção da tecnologia nos desafiou a utilizá-la como ferramenta de interação e aprendizagem colaborativa a serviço da educação. Outro aspecto significativo foi o professor como autor, isto nos deu um acréscimo valioso de qualidade. E possibilitou um reconhecimento maior diante da nossa comunidade escolar, o trabalho das equipes diretivas das escolas e da Secretaria de Educação, que ao viabilizarem mais esta ação através do Programa nos inseriu em uma comunidade de educadores que buscam não só o reconhecimento do seu trabalho, mas a qualidade efetiva da educação em nosso município. Finalizando então, quero deixar em nome do grupo um agradecimento muito especial para a Fundação Roberto Marinho, para o grupo GERDAU e para as Secretarias de Educação de Charqueadas e de Simões Filho que nos possibilitaram a participação no Multicurso e principalmente por poder vivenciar virtual e presencial este intercâmbio entre Charqueadas e Simões Filho. Muito obrigada!!!
Daura Santos da SilvaCharqueadas-RS