terça-feira, 20 de maio de 2008

Por que a prática reflexiva na escola é tão importante hoje?



" Valorizar a importância da prática reflexiva na escola significa, entre outras coisas, assumir que o magistério deve ser reconhecido como profissão e não apenas como simples ofício. Tal como ser médico ou engenheiro, ser professor supõe uma formação séria, complexa e difícil, mas também altamente valiosa. Ensinar é mais do que uma extensão do trabalho de casa ou do trabalho doméstico ou da mera repetição de um manual ou do texto didático escrito por um especialista. Agora, a escola tornou-se para todos, isto é, tornou-se compulsória e obrigatória, cumprindo o direito de nela as crianças poderem aprender o que é significativo para suas vidas. Para realizar bem essa tarefa, temos que nos profissionalizar. A prática reflexiva é um dos recursos para isso. Uma sociedade tecnológica exige domínios múltiplos e sempre aperfeiçoados para se lidar com as máquinas e para se beneficiar de suas realizações ou produções. Um mundo globalizado exige o domínio de diferentes formas de leitura e escrita, a relação com os diversos modos de enfrentamento e solução de problemas, de vida social e de valores atribuídos às mesmas coisas. Um universo ameaçado por entulhos e desperdícios, pela destruição e pelo esgotamento de seus recursos, pela insuficiência de suas formas milenares de conservação e transformação dos produtos de suas relações exige compreensão e tomadas de posição sobre as conseqüências de nossas ações, implica denunciar e elaborar propostas que recuperem, regulem, evitem um colapso global cada vez mais iminente. Uma sociedade que se quer igualitária, democrática, necessita aprender a discutir, argumentar, construir coletivamente e aprender formas de consenso, de superação de conflitos. Não dá mais para a escola manter- se restrita à transmissão de conteúdos disciplinares, bem como à presença de alunos dóceis aos seus métodos e às características de seus professores. Uma escola para todos supõe a disponibilidade para a prática de uma pedagogia diferenciada e de uma avaliação formativa. Pedagogia diferenciada porque leva em conta a diversidade e a singularidade de todas as crianças que agora freqüentam a escola e nela esperam aprender coisas significativas para sua vida. Avaliação formativa porque observa, regula, seleciona, valoriza o que melhor pode estar a serviço dessas aprendizagens e o que indica os progressos ou as mudanças de posição quanto ao que cada criança pôde aprender e desenvolver em favor de conteúdos, competências e habilidades que nós, adultos, ulgamos que elas deviam dominar. A vida na escola, nos termos em que ela se configura hoje, supõe saber enfrentar e resolver situações-problema cada vez mais complexas e para as quais as respostas tradicionais são cada vez mais insuficientes, obsoletas ou inaplicáveis. Para isso, temos que nos tornar profissionais e superar a crítica vazia e externa, a queixa, a culpa, a ingenuidade e o amadorismo. Penso que a prática reflexiva, até pelos obstáculos que nos coloca, pode ajudar-nos nessa direção."

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Lino de Macedo é professor de Psicologia do Desenvolvimento da USP.

E-mail: limacedo@uol.com.br

Para saber mais:

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade.Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, P.; GATHER-THURLER, M.;MACEDO, L.; MACHADO, N. e ALLESSANDRINI,

C. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FONTE: REVISTA PÁTIO ANO VI Nº 23 SET/OUT 2002

Um comentário:

Farfalla Blu disse...

Oi, Marília. Gostei muito do blog. É uma forma de mostrar ao mundo o trabalho que vocês estão fazendo e as reflexões que estão resultando do grupo de estudos no Multicurso. Nos vemos no nosso ambiente virtual ;-) Um abraço, Maria Ramos (Equipe do Multicurso)