sexta-feira, 20 de junho de 2008

AUTORIDADE...


No Roteiro 4 uma das questões levantadas é sobre AUTORIDADE que segundo Celso Vasconcellos "Não existe autoridade “em si”: a autoridade se define sempre em contextos históricos concretos. Um primeiro grande desafio para a constituição da autoridade do professor é a necessidade de re-significar o espaço escolar, ganhar clareza sobre qual é de fato o papel da escola hoje, porque será justamente neste espaço social que o professor exercerá sua autoridade, que obviamente carecerá de sentido se a própria instituição não conseguir justificar sua existência. Um segundo desafio é o professor se refazer, se reconstruir depois deste turbilhão todo a que foi – e ainda está - submetido. A motivação do professor está profundamente vinculada ao sentido que ele atribui ao seu trabalho, à sua profissão. Entendo que aquilo que nos coloca no centro da crise é, contraditoriamente, o que pode nos tirar dela: o sentido. Se o professor é aquele que trabalha com a produção de sentido (através do ensino, qual seja, da apropriação crítica, criativa, significativa e duradoura dos elementos fundamentais da cultura), se há uma profunda crise de sentido, nunca como hoje foi o tempo do professor, na sua compreensão radical e não de mero piloto de livro didático ou de apostila. "
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